PUBLICIDADE

Governo do Estado divulga indicadores de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governo do Estado disponibiliza a todos os cidadãos mato-grossenses o Caderno de Indicadores 2015. Elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em conjunto com outras secretarias, o documento contém os principais indicadores utilizados nos planos e programas de Estado e tem o objetivo de servir de referência para a melhoria das políticas públicas.

Com 121 páginas, a publicação apresenta a realidade de Mato Grosso e é resultado de uma ampla discussão sobre os indicadores do Plano de Longo Prazo (PLP 2011-2031) e seus desdobramentos dentro do Plano Plurianual (PPA 2012-2015). “Os indicadores contribuem para a melhoria e para a construção de políticas públicas, uma vez que servem de parâmetro para o estabelecimento de metas”, ressaltou o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.

Dos 68 indicadores incluídos no Plano de Longo Prazo 2011-2031, apenas 23 foram contemplados no Caderno de Indicadores de 2015. Segundo o Superintendente de Estudos Socioeconômicos e Geográficos da Seplan, Antonio Abutakka, a redução ocorreu após revisão e avaliação de todos, trabalho que durou cinco anos. “Os estudos foram iniciados em 2009 e neste período foram identificados problemas como falta de fonte, desconhecimento da metodologia de cálculo, inviabilidade financeira para atualização, entre outros”.

Para validar um determinado indicador é necessário avaliar as propriedades mínimas exigidas. Para isso, é utilizada a Ficha de Metadados de Indicadores, uma espécie de checklist. “A Ficha de Metadados de Indicadores é um instrumento que serve como padrão para todos os setores do Estado, obtendo assim mais qualidade nos trabalhos desenvolvidos”, explicou Abutakka. Esta ficha está na quinta edição e já foi empregada na elaboração de indicadores estratégicos, táticos e operacionais em nível estadual e setorial.

“O Caderno de Indicadores nada mais é do que uma memória de trabalho onde os indicadores são detalhadamente descritos. Também são apresentadas as metodologias de cálculo, informações inerentes ao surgimento do indicador, bem como informações sobre como o indicador é composto e como ele deve ser interpretado”, resumiu Adriano Garcez, coordenador de Métodos Estatísticos de Pesquisa e Indicadores da Seplan. Assim, as informações disponibilizadas no documento são divididas em quatro eixos: educação, segurança, cidades e economia.

O eixo Educação apresenta a taxa de analfabetismo e de analfabetismo funcional da população com 15 anos ou mais; o percentual da população de 4 a 17 anos na escola; percentual de pessoas de 15 anos ou mais com nível fundamental completo; percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e em matemática no 3º ano do ensino médio; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio; e taxa de atendimento da população de 18 a 24 anos no ensino superior.

O eixo Segurança traz informações referentes à taxa de registro de roubos, homicídio doloso, encarceramento e de ocupação do sistema penitenciário. Já o eixo Cidades disponibiliza informações sobre o percentual de moradores em domicílios particulares permanentes com canalização interna e ligados à rede geral de abastecimento de água; ligados à rede coletora de esgoto sanitário; atendidos por serviços de coleta de lixo e o percentual de municípios com Plano Diretor Municipal.

Por fim, o eixo Economia trata das desigualdades intermunicipal e inter-regional do PIB; produtos mato-grossenses na pauta de exportações do Brasil; participação do PIB de Mato Grosso no PIB do Brasil; participação dos produtos manufaturados na pauta de produtos exportados por Mato Grosso; e participação do Valor Adicionado Bruto (VAB) da indústria no VAB de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE