O leilão para concessão de 976 quilômetros da BR-163 entre Sinop e o porto de Miritituba (PA) a pode acontecer no último trimestre deste ano, com previsão de R$ 6,6 bilhões em investimentos. A perspectiva foi detalhada no plano de concessões divulgado pelo governo, caso seja entregue a tempo pronto o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Nele a União pode iniciativa privada projetos, levantamentos, investigações ou estudos a serem utilizados nas modelagens idealizadas. O prazo para entrega dos estudos de viabilidade foi encerrado no primeiro semestre e ainda não foi apresentado.
O projeto engloba a BR-163 em Mato Grosso, do entroncamento com a MT-220 até o entroncamento com a BR-230, já no Pará, e desta rodovia, do entroncamento com a BR-163 (Campo Verde) até Miritituba. No objetivo do governo, o “plano inclui todos os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais e locais, ciclovias, acostamentos, obras de arte especiais e quaisquer outros elementos localizados nos limites da faixa de domínio, bem como pelas áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas relacionadas à concessão”, cujo prazo é de 30 anos.
No final do ano passado, o Ministério do Planejamento apontou no 11º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que entre 2011 e 2014, os trechos já finalizados de pavimentação da rodovia somam apenas 381 quilômetros, 38,1% do total (999 km). A previsão de conclusão é somente em 30 de dezembro de 2016.
Conforme Só Notícias já informou, a rodovia é apontada, pelo setor produtivo, como vital para fortalecer o agronegócio nas regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso porque, via porto de Santarém, soja, milho, algodão, carne, madeira e demais produtos serão escoados com redução aproximada de 30% no frete.