A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) vai acompanhar de perto os trabalhadores demitidos recentemente do setor de frigoríficos com o objetivo de facilitar o acesso deles às medidas protetivas, vagas de emprego e capacitação profissional. De acordo com o secretário Valdney de Arruda, o objetivo é diminuir o impacto dessas demissões.
“Vamos garantir o acesso ao seguro desemprego, faremos o encaminhamento ao mercado de trabalho levando em conta o perfil profissional de cada de um e de acordo com as vagas que estão abertas nos diversos setores. Vamos oferecer qualificação por meio do Programa Emprega Rede àqueles que não se enquadrarem nas vagas disponíveis".
Sobre os fatores que levaram a este grande número de demissões, Valdiney de Arruda observou que o problema é proveniente dos grandes incentivos anteriores somados a falta de planejamento empresarial. “Não há falta de matéria-prima. Se estivesse faltando carne no mercado os preços estariam nas alturas, mas não é o caso. Agora as empresas estão tendo que fazer uma readequação de mercado”.