PUBLICIDADE

Elevação de preços impacta consumo em Sinop, diz pesquisa

PUBLICIDADE

Os grandes aumentos nos preços de produtos, decorrentes da alta na inflação brasileira, têm impactado o consumo dos sinopenses. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Conforme o levantamento, cerca de 86% dos entrevistados tiveram seu nível de consumo afetado pela elevação nos preços.

Do total, 38% das pessoas responderam que foram obrigadas a reduzir a quantidade de produtos adquiridos. Outros 26% preferiram substituir as marcas mais caras por outras mais baratas. Cerca de 20% deixam de comprar o produto, enquanto que 16% faz a substituição por marca similar mais barata.

Para a maioria dos sinopenses, cerca de 42%, o grupo “alimentação e bebidas em casa” foi o mais afetado pela elevação nos custos. Aproximadamente 23% sentiram maior impacto em “habitação”, 15% em “vestuário”, 8% em “transporte” e 2% em “educação”.

A pesquisa foi encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop.

Conforme Só Notícias já informou, após queda em abril, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), ferramenta que mede a inflação, voltou a subir no município. Em abril, a inflação, que no mês anterior havia chegado ao seu “pico” no ano com 1,20%, fechou em queda, com 072%. Entretanto, no último mês, o índice registrou aumento e chegou a 0,78%.

No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou alta de 0,74%, ficando abaixo do índice sinopense. Apesar do resultado, no município o “aumento surpreendeu por não estar dentro do intervalo esperado pelo mercado, de 0,52% a 0,64%. Entretanto, essa relativa pressão de alta deve permanecer nos próximos meses”. Neste ano, o IPC de Sinop acumula alta de 4,31% e nos últimos 12 meses alcança 7,20%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE