O governo federal prevê conceder, ano que vem, 806 quilômetros da BR-364, ligando Comodoro, em Mato Grosso, a Porto Velho, em Rondônia. O repasse à iniciativa privada foi incluído no novo pacote de repasses à iniciativa privada, visando garantir acesso para o transporte da produção pela hidrovia do Rio Madeira. São estimados cerca de R$ 6,3 bilhões em investimentos.
O planejamento aponta a concessão de pelo menos 30 anos. Isso inclui todos os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais e locais, acostamentos, obras de arte especiais e quaisquer outros elementos localizados nos limites da faixa de domínio.
Para este ano, o governo já anunciou que vai conceder 976 quilômetros da BR-163 entre Sinop e o porto de Miritituba (PA) – uma parte está asfaltada mas ainda haveria mais de 200 km sem pavimentação. O projeto engloba a rodovia do entroncamento com a MT-220 até o entroncamento com a BR-230, já no Estado vizinho, e de lá do entroncamento com BR (Campo Verde) até Miritituba. São estimados R$ 6,6 bilhões em investimentos.
Conforme Só Notícias antecipou, o plano também engloba a BR-364, do entroncamento com a BR-163 (Rondonópolis) até o entroncamento com a BR-060 em Jataí (GO) e, de lá, até Goiânia. São previstos R$ 4,1 bilhão em investimentos.
Ainda foram divulgados estudos completos sobre o impactos nos fretes com essas concessões. O governo anunciou que do total de investimentos do plano de concessões, R$ 66,1 bilhões são em rodovias, R$ 86,4 bilhões em ferrovias, R$ 37,4 bilhões em portos e R$ 8,5 bilhões em aeroportos.