A ferrovia Transoceânica que os chineses querem fazer em parceria com o governo, com terminal em Lucas do Rio Verde, deve começar a ser construída em 6 ou 7 anos. A previsão foi feita, há pouco, em Lucas, onde o governador Pedro Taques, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, 23 grandes empresários chineses detalharam para lideranças estaduais e locais o pré-projeto da ferrovia, que já tem sinal verde dos presidentes dos dois países. O pré-projeto indica que os trilhos vão passar por diversos municípios mato-grossenses. Os trilhos 'começariam' no Rio de Janeiro, passariam por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre 'chegando' ao oceano e os produtos seriam levados em navios para China, Coreia e Costa Oeste dos Estados Unidos.
A obra será de longo prazo. A extensão é de 5 mil km. O investimento será de R$ 30 bilhões. A ferrovia será para transporte de cargas e de passageiros. A China, que é uma das principais compradoras de soja, milho, carne e demais produtos de Mato Grosso, quer agilizar o transporte para seu país e a ferrovia. Cerca de 56% das exportações são para os chineses.
"Essa ferrovia representa muito para nossa economia pois nossos produtos chegarem ao mercado internacional a preços competitivos. A diferença do frete economizado ficará aqui no Estado para que possamos concretizar políticas públicas, representa acesso dos nosso produtos a China e os produtos da China chegarem aqui a preços competitivos", disse Taques. "Existe o que embaixador falou, vontade política para essa ferrovia sair do papel. Vimos na apresentação a preocupação dos chineses com a questão ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável. Essa é a preocupação. E tenho certeza que será superada", acrescentou.
O governador disse que uma delegação mato-grossense deve ir a China, em outubro ou novembro, para ser feita inauguração de um escritório de representação de Mato Grosso na China. "E, daqui a um ano, receber empresários aqui para compreender a gastronomia, cultura para aumentar nosso volume de exportações seja maior", emendou. "Já tem empresários chineses nesta delegação que está visitando o Estado) querendo trazer indústrias para cá porque Mato Grosso consome 1/3 de toda a produção industrial de máquinas e implementos produzidos no Brasil e os chineses tem interesse nesse setor", afirmou.
Taques também disse que há acordo com Acre e Rondônia para que Estado faça sua parte no projeto e, juntos, pressionem o governo federal para cumprir suas obrigações.
O embaixador Li Jinzhang disse que Mato Grosso é "estratégico" e será o eixo principal para a ferrovia e demonstrou otimismo com a concretização desse grande projeto.
Se a Transoceânica sair do papel, a região de Lucas do Rio Verde deve ter duas ferrovias porque o governo federal continua, embora a passos lentos, fazendo a FICO, que parte de Campinorte (GO) e vai até Porto Velho (RO) também para escoar a safra. Boa as licenças e processos burocráticos já foi cumprida. A presidente Dilma prometeu a obra, na campanha, mas o governo ainda não fixou prazo de quando ficará pronta.
(fotos: Só Notícias)