Os empresários sinopenses estão mais otimistas com resultados positivos na economia em relação ao mês anterior. É o primeiro 'sinal positivo' desde janeiro, aponta uma pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso, que mede mensalmente o Índice de Confiança Empresarial que representa o nível de atividade (vendas, inadimplência) e a expectativa dos comerciantes referente à contratação de novos funcionários, realização de novos investimentos, sobre Sinop e a situação do segmento empresarial.
Os pesquisadores concluíram que o índice que afere o desempenho atual da economia "apresentou forte alta de 15,28%. Apesar do turbulento cenário econômico nacional, o empresário sinopense avaliou positivamente a economia local em relação ao mês anterior. O Índice de Confiança Empresarial apurado no início deste mês (105) foi 5% maior que o do mês de março (100).
A pesquisa aponta que "os principais responsáveis pela alta foram os itens contratações (46,67%), investimentos sendo realizados (20,99%) e adimplência (18,87%). Quanto à expectativa para os próximos meses, o resultado negativo pode ser atribuído à expectativa de realização de investimentos (-29,36%), expectativa de contratações (-4,69%) e à expectativa com relação ao futuro da economia de Sinop (-1,14%).
Para os economistas, “apesar dos indicadores e das expectativas em nível nacional mostrarem um cenário cauteloso e até mesmo de recessão, a economia local continua dando sinais positivos. O crescimento da região é expressivo, cerca de 10% ao ano em termos reais nos últimos 10 anos. Já Sinop tem crescido um pouco menos, cerca de 7,5% ao ano em termos reais para o mesmo período, mesmo assim um valor acima da média nacional”, concluem os economistas da Unemat.
O levantamento de informações ocorreu entre os dias 6 e 22 de abril, e ouviu cerca de 130 empresários. A pesquisa é fruto de parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop.