Mais de 450 produtos entre ovos de páscoa, chocolates em barra e caixas de bombons foram coletados para exames quantitativos ou metrológicos (verificação do peso indicado na embalagem) em laboratório do Pré Medidos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) durante a Operação Especial de Páscoa. Do montante coletado foram realizadas 35 perícias metrológicas. Também foram coletados 91 itens de outros produtos de grande comercialização nesta época como milho para canjica, leite de coco, leite condensado, coco ralado e canela.
De acordo com a Coordenadora de Fiscalização de Produtos do Ipem, Elaine Barros, esses produtos são bastante consumidos na semana santa. Não foram encontradas irregularidades nos chocolates e nem nesses itens. “Dos 91 produtos recolhidos, foram realizadas sete perícias metrológicas, obtendo também, 100% de aprovação”, elenca Elaine.
A ação designada pelo Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi realizada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres, visando garantir que o consumidor não seja prejudicado economicamente durante as compras de Páscoa e que os estabelecimentos estejam comercializando esses produtos de maneira adequada.
Brinquedos/brindes-Na operação também foram verificados os brinquedos que são oferecidos como brinde dentro dos ovos de páscoa. O setor de Avaliação da Conformidade do Ipem verificou a existência do selo do Inmetro em 630 produtos, retirados dos itens coletados.
Além do selo, todo ovo de páscoa que oferece o brinde deve conter na embalagem a informação “Atenção: contem brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.
Segundo a Diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem, Marli Nascimento, foram realizadas 20 ações de fiscalização, reprovando dois produtos. “A existência do selo do Inmetro garante que aquele artigo passou por vários testes em laboratório e não traz riscos à segurança e a saúde do consumidor, se utilizado de acordo com as recomendações do fabricante”, destaca.
Todo o processo de análise dos ovos e dos brinquedos foi realizado no laboratório do Ipem e acompanhado pelo representante de cada marca avaliada.
Os brinquedos encontrados sem o selo foram apreendidos e seus distribuidores notificados.