A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, ontem, em Brasília, o projeto “Brasil Eficiente Propostas do Setor da Construção” para compartilhar com os deputados e senadores da nova legislatura as principais propostas e demandas do setor da construção e do mercado imobiliário para os próximos anos. Parlamengares mato-grossenses estiveram no encontro onde foram abordadas lei de licitações, redução da burocracia, terceirização, consolidação de legislação ambiental, modelo de investimento de longo prazo e combate à informalidade, Programa Minha Casa Minha Vida, desoneração da folha de pagamento, repasses e obras públicas.
O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT), Cezário Siqueira Gonçalves Neto, apontou que “é importante a bancada de Mato Grosso conhecer a situação da indústria da construção no país, especialmente a situação que vivemos em nosso Estado. Grande parte das questões que afetam o setor, e o país como um todo, passa pelo legislativo. Ao mesmo tempo, os congressistas são os interlocutores do segmento junto ao Executivo”, disse.
A construção civil é um dos setores que mais tem gerado empregos em Mato Grosso. Só Notícias apurou que, em fevereiro, o setor foi o segundo com maior saldo positivo, tendo gerados 369 empregos a mais, diante de 4.747 contratações formais e 4.378 demissões feitas em todo Estado. O momento atual, porém, considerando o cenário nacional, tem sido de retração de vendas de imóveis novos, como apartamentos, por exemplo.