PUBLICIDADE

Comércio varejista fecha dezembro com forte queda em relação a novembro

PUBLICIDADE

Apesar de ser um mês em que tradicionalmente há aumento das vendas devido às comemorações natalinas, o comércio varejista fechou o mês de dezembro do ano passado com queda expressiva, em relação a novembro do mesmo ano, tanto no volume de vendas quanto na receita nominal. A receita nominal é calculada sem levar em conta a inflação do período.

Dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em dezembro de 2014, em relação a novembro, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista do país apresentou quedas de 2,6% no volume de vendas e de 2,4% na receita nominal. Ajuste sazonal é um acerto feito pelos técnicos para compensar números que variam de acordo com a estação.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, ambos os casos foram os primeiros resultados negativos após quatro meses consecutivos de crescimento. Em relação a dezembro do ano anterior, o volume de vendas variou 0,3% e a receita, 6,0%. No acumulado do ano, o volume foi a 2,2% e a receita, a 8,5%.

No comércio varejista ampliado, a variação sobre o mês anterior, com ajuste sazonal, foi ainda pior: quedas de 3,7% tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal. No primeiro caso, o volume de vendas voltou a ser negativo depois de três meses de crescimento e, em relação à receita, depois de cinco meses consecutivos positivos. Em relação ao ano anterior, o volume de vendas também teve variação negativa (-2,2%) sobre dezembro de 2013, mas a receita nominal subiu 3%. No acumulado do ano, o volume de vendas mostrou recuo (-1,7%), enquanto a receita nominal elevou-se em 3,9%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE