A queda na venda de veículos afetou duas grandes concessionárias do Estado. Com redução de até 12% nas vendas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), a Ariel Automóveis Várzea Grande e Trescinco Distribuidora de Automóveis, de Cuiabá, empresas distintas que representam a revenda Volkswagen, entraram com pedido de recuperação judicial. A primeira na 4ª Comarca da Vara Cível de Várzea Grande com passivo de R$ 28 milhões e a segunda na 1ª Vara Cível de Cuiabá, no montante de R$ 58 milhões.
Segundo o especialista e advogado que conduz o processo de recuperação judicial, Euclides Ribeiro Junior, as ações de recuperação foram pedidas à justiça separadamente. “Vamos salvaguardar os interesses das empresas. O objetivo buscado é continuar prestando o melhor serviço, manter empregos, renegociar e honrar todo o passivo adquirido neste momento de crise”.
Ribeiro explica que desde o período de 2011 em diante, o setor vem sofrendo no plano nacional dificuldades econômicas crescentes, como a redução das margens de venda, pouco capital de giro, atrelados ao pouco crescimento da economia brasileira, crise mundial, alta carga tributária e elevadas taxas de juros.
Com esse cenário, as empresas foram obrigadas a emprestar dinheiro caro no mercado com taxas próximas de 10% ao mês, o que estrangulou completamente todo o seu planejamento financeiro.
Atualmente a Trescinco emprega cerca de 250 colaboradores e a Ariel pouco mais de 200. Conforme garantia das empresas as folhas salariais sempre foram pagas em dia e o objetivo é a manutenção do quadro de colaboradores.