A Câmara dos Dirigentes Lojistas informou, hoje, o balanço de consultas feitas por uma parte do comércio varejista e prestadores de serviços antes de vender à prazo e saber se o cliente não está na lista negra do crédito. Foram 4,23% a mais, o que representa 257.390 ligações para o SPC, ante 246.951 de 2013. Já as consultas para saber se cheques dos clientes não tinham restrições subiram apenas +0,74%, saindo de 127.127 em 2013 para 128.068.
O maior percentual foi no registro de contas atrasadas que subiu +18,39%, em 2014. Foram 5.196 a mais que no ano de 2013.
A CDL informa que grande parte dos lojistas está apostando nas liquidações de vários produtos para queimar os estoques que restaram do natal e ano novo e assim começar o ano com espaço para novos produtos e com movimento de caixa suficiente para investir nas novas coleções e novidades.
Os descontos, que variam de 10 a 70%, estão por toda cidade, em vitrines grandes e pequenas, através de cartazes, adesivos ou pinturas, improvisados ou em elaboradas campanhas. Assim, a população pode aproveitar o começo do ano comprando com preços especiais os mais variados produtos: roupas, sapatos, óculos, móveis, perfumes, brinquedos, utilidades domésticas, eletrônicos e outros.
“Janeiro será nosso termômetro, mesmo sendo um mês mais fraco poderemos sentir como a população pretende se comportar ao longo do ano, de qualquer forma o comerciante é sempre otimista e este ano estamos confiantes de que teremos boas vendas”, disse, através da assessoria, o presidente da CDL Sinop Luciano Chitolina.