A fim de estruturar projetos para melhoria da qualidade de vida da população, especialmente a que vive no campo, o governador Pedro Taques se reuniu, hoje, com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Gerôncio Paes de Luna Filho, no Palácio Paiaguás. “Viemos colocar a fundação à disposição do Estado para desenvolvermos projetos para melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Luna Filho. Abastecimento de água, educação, ecologia e resíduos sólidos estão entre as áreas contempladas nos editais da instituição.
A partir dessa aproximação institucional, cabe ao Governo do Estado enviar para a Fundação um estudo preliminar dentro desses campos de atuação. Com esse encaminhamento, explicou o presidente, “poderemos aprofundar os estudos e buscar essa sinergia entre a Fundação, o Banco do Brasil e o Estado”.
De acordo com secretário de Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Figueiredo, ainda este ano as pastas envolvidas devem montar uma comissão para estudar a carteira de projetos da Fundação Banco do Brasil. O objetivo é adiantar esse processo em 2016 para que o Estado participe dos editais de 2017.
Umas das áreas prioritárias é o abastecimento de água por meio de poços artesianos, que segundo Figueiredo é uma necessidade de regiões como o norte-Araguaia. “Vamos trabalhar uma política de governo junto à Fundação para trazer benefícios e melhorias principalmente para as pessoas que vivem no campo”.