Deliberações do Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (Cedem) em reunião, ontem, resultaram na aprovação de 19 cartas consultas para financiamento empresarial do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), sendo 17 pelo Banco do Brasil e duas pelo Sicredi. No geral, os projetos representam aproximadamente R$ 15,6 milhões, que possibilitarão 165 empregos diretos e 320 indiretos.
Os conselheiros também aprovaram o desenquadramento de oito empresas nas áreas de comércio e cerealista do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial, o Prodeic. Uma empresa foi enquadrada e outra obteve renovação no enquadramento. A 70ª reunião do Cedem foi realizada na Sala Governador Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.
Por unanimidade, os conselheiros também foram favoráveis ao cancelamento de reserva de área do Distrito Industrial de Cuiabá, que seria ocupada por quatro empresas. Num dos casos, acataram o pedido da própria empresa que optou pela desistência do espaço requerido.
Nos outros três casos, passíveis ainda de recurso administrativos, as empresas interessadas não apresentaram toda documentação exigida. Com o cancelamento, a área retorna ao governo. “Foram dadas todas as concessões de prazos adicionais e mesmo assim não viabilizaram os documentos. Há outros interessados que estão aguardando”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk.