PUBLICIDADE

Sinop: pesquisa aponta retração no índice de confiança empresarial

PUBLICIDADE

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) registrou queda de 4,95% este mês em relação ao mês passado. É o que aponta a pesquisa mensal do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgada, esta manhã.

O levantamento mostra que o pessimismo dos empresários sinopenses superou o otimismo em relação ao desempenho da economia. “Depois de uma melhora significativa no humor dos empresários no período anterior, o recuo no índice de confiança deste mês demonstra que as condições econômicas ainda são incertas, e o conjunto de informações e as perspectivas para o futuro próximo ainda deixam os empresários locais cautelosos”, destaca a pesquisa.

O Índice de Atividade Econômica (IAE) apresentou queda de 6.52%. Já o Índice de Expectativas do Empresário (IEE) para os próximos três meses caiu em 1,83% em comparação ao mês de passado.

Em relação ao Índice de Atividade Econômica, os itens que apresentavam queda eram vendas (1,87%), adimplência (17,14%), segmento empresarial (8,26%) e investimentos (42,25%). Por outro lado, houve alta nos itens contratações (3,45%) e economia de Sinop (12,90%).

Já quando o assunto é referente ao IEE, houve quedas nos itens vendas (31,71%), adimplência (25,57%) e segmento empresarial (29,17%). Em contrapartida, houve alta nos itens investimentos (99,41%), contratações (72,38%) e economia de Sinop (58,59%).

O economista e um dos coordenadores técnico da pesquisa, Udilmar Carlos Zabot, explicou, ao Só Notícias, que os empresários sinopenses continuam cautelosos devido a instabilidade da economia brasileira. “Esta queda não nos surpreendeu. Isso mostra que o empresário ainda está cauteloso. Essa é a nossa leitura atual em relação ao empresário local. Ele quer investir, contratar e expandir, mas ainda existe muitas informações que os impedem. Isso reflete diretamente nos nossos indicadores. O empresário ainda espera uma situação ainda mais consolidada no ponto de vista econômico e político para depois repercutir na fase prática e real".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE