A diretoria da MT Participações e Projetos (MT PAR) recebe representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para encaminhar as primeiras ações de um termo de cooperação técnica firmado com o estado. O assunto será debatido hoje e amanhã durante reuniões realizadas na sede da MT Par, em Cuiabá.
O BID vai montar um escritório no Brasil focado na consultoria para elaboração de projetos. A intenção é desenvolver o piloto em Mato Grosso, com o apoio do BNDES na avaliação e aprovação dos projetos a serem estruturados. O acordo de cooperação, firmado em 30 de março de 2016, terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Hoje, a programação terá início com reuniões fechadas, às 14h, na sede da MT PAR, pra apresentação do modelo de gestão do estado, e a estrutura administrativa. Às 15h30, serão tratados o cenário fiscal do estado para investimentos em parcerias e concessões e proposta de constituição do FGP (Fundo Garantidor de Parcerias).
Na quarta-feira (25), a programação é aberta. Às 10h30, ocorre a apresentação da proposta do BID e do BNDES, também na sala de reuniões da MT PAR. No período vespertino, a partir das 14h30, os resultados das discussões serão apresentados pelas equipes das duas instituições ao governador do estado, Pedro Taques, no Palácio Paiaguás.
O primeiro contato da atual gestão com a instituição ocorreu há cerca de um ano, a partir da agenda internacional do governador Pedro Taques, nos Estados Unidos. Desde novembro de 2015, o Governo do estado e o BID mantêm conversas sobre o acordo de cooperação. “É uma proposta interessante, que visa agilizar o trâmite de aprovação de projetos para acessar recursos financeiros”, ressalta o presidente da MT PAR, Vinicius Araújo.