O Dia das Mães representa a segunda melhor data para o varejo em volume de vendas e faturamentos, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com a União dos Lojistas de Shoppings Centers (Unishop) a expectativa de crescimento de vendas desse ano é de 3% em comparação a 2015. Entretanto, esse aumento não representa um valor nominal, pois não considera a inflação no país. Ao acrescentar o ajuste da inflação atual de 10%, se espera um déficit de 7% em termos reais.
Apesar da retração, os lojistas se encontram otimistas, pois a eventual queda está dentro do esperado. O setor varejista entende que a crise do cenário político atual interfere diretamente na opção de escolha do consumidor, que fica retraído e inseguro de comprar.
Segundo o presidente da Unishop, Junior Macagnan, a saída é investir em promoções e treinamento de vendedores para atrair e melhor atender a clientela. Para projetar resultados melhores, a entidade promoveu recentemente capacitações com foco no desempenho dos vendedores e na liderança de gestores em parceria com a Shipú MKT & Vendas.
“Tudo o que você conseguir fazer para motivar o consumidor a sair de casa e comprar é bem vindo. Seja promoções, premiações, treinamento de equipes ou preparar sua loja atendendo ao gosto do consumidor, tudo isso é um conjunto”. O presidente também aponta como alternativa a realização de campanhas que enalteçam o lado emocional do cliente.
Ainda de acordo com Junior, as roupas, calçados e confecções são os produtos favoritos na escolha dos clientes para presentear as mães. Joias, bijuterias, perfumes e cosméticos, por sua vez, são opções com mais visibilidade que as tradicionais flores.