O dólar comercial teve a quinta alta seguida nesta segunda-feira (15), mas ainda fechou abaixo de R$ 4. A moeda norte-americana avançou 0,17%, a R$ 3,996 na venda. O dólar oscilou entre leve alta e leve queda durante a sessão. Na semana passada, a moeda havia acumulado alta de 2,03%.
O fortalecimento da moeda chinesa, o yuan, tranquilizou investidores, após as Bolsas da China ficarem fechadas por uma semana devido a feriado. O banco central da China fixou o yuan na cotação mais alta em um mês.
"O mercado estava com medo de os mercados chineses voltassem do feriado muito negativos e isso não se confirmou", disse o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira, à agência de notícias Reuters.
A Bolsa da China fechou em queda de 0,59% nesta segunda, mas as demaisBolsas da Ásia e do Pacífico subiram. O mercado de ações do Japão disparou mais de 7%.
A alta dos preços do petróleo durante a sessão também gerou certo otimismo no mercado externo. Há expectativas de que haja um corte coordenado na produção mundial da matéria-prima.
O volume de negócios nesta sessão foi reduzido devido ao feriado do Dia dos Presidentes nos Estados Unidos, que manteve os mercados do país fechados.