PUBLICIDADE

Entidade prevê fechamento de lojas em shoppings e desemprego caso ICMS aumente no Estado

PUBLICIDADE

A União dos Lojistas de Shopping Centers (Unishop) estima que se houver o aumento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado existe a possibilidade de cerca de 15% das lojas dos shopping de Cuiabá e Várzea Grande fecharem as portas. Além disso, a iniciativa do acréscimo da carga tributária pode ocasionar mais de 600 demissões no ramo.

Para o presidente do Unishop, Júnior Macagnam, a mudança empurra micro e pequenas empresas para a informalidade ou para a falência. “Apesar de todas as mudanças acreditamos e confiamos que o governador Pedro Taques não irá aumentar a carga tributária".

O governador decidiu, na última segunda-feira, pela prorrogação de 90 dias nos decretos 380 e 381, que altera a cobrança do ICMS para micro e pequenas empresas. O tema é bastante questionado por entidades representativas do comércio e indústria de Mato Grosso.

Com a entrada em vigor de emenda constitucional que determina a repartição gradativa da arrecadação de ICMS entre estados de origem e destino – além de recolher o ICMS embutido no Simples, os pequenos comércios eletrônicos terão de arcar com a parte do estado de destino.

Para Macagnan, é necessário esperar a divulgação dos dados que estão sendo estudados pelos secretários estaduais juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Antes da apresentação dos dados não tem como ter uma movimentação em torno do ICMS. Vamos primeiro aguardar a apresentação desses estudos para posteriormente voltarmos a discutir sobre o assunto”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE