O Conselho de Desenvolvimento Empresarial (Cedem) aprovou, no ano passado, quatro enquadramentos, oito renovações e a inclusão de um novo produto no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), somando investimentos de cerca de R$ 408,7 milhões em Mato Grosso. Os empreendimentos são de diversos segmentos, como indústria de bebidas, biodiesel, fios, telhas, móveis e perfilados de aço.
Com os quatro novos enquadramentos e a inclusão de um produto serão gerados 194 empregos diretos e indiretos. Além disso, com as oito renovações serão mantidos 3.102 postos de trabalho, totalizando 3.296 postos de trabalho diretos e indiretos.
Todos os projetos passaram por análise criteriosa dos técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que além de verificar toda a documentação necessária, também vistoriaram as empresas para verificar se as informações condiziam com o projeto apresentado.
De acordo com o secretário estadual Seneri Paludo, o governo tem o entendimento sobre a importância desse mecanismo para fomentar, de maneira transparente, a expansão de empresas já instaladas no Estado e a atração de novos empreendimentos. “É estratégico para Mato Grosso, em um ano de crise, atrair novos investimentos, que gerarão emprego e renda e vão movimentar a economia do Estado”.
Em sua última reunião, em dezembro do ano passado, o Cedem aprovou a revogação da Resolução nº 48, que suspendeu temporariamente em setembro de 2015 o deferimento de novos enquadramentos, renovações e novas inclusões de produtos no Prodeic.
Um dessas empresas, que teve um novo produto enquadrado no Prodeic em 2015 é a Caramuru Alimentos, um dos principais grupos brasileiros do setor de processamento de grãos, que vai ampliar suas atividades em Mato Grosso com investimento de R$ 30 milhões na implantação de uma indústria de biodiesel no município de Sorriso.
A nova indústria, que deve começar a operar em junho de 2016, terá capacidade de produção de 95,7 mil metros cúbicos de biodiesel por ano, o equivalente a 290 metros cúbicos ao dia. O biodiesel terá como matéria-prima o óleo extraído da soja convencional, ou seja, aquela que não possui alterações genéticas, adquirida de pequenos produtores rurais que produzem em um raio de 300 quilômetros da planta, abrangendo os municípios de Sorriso
Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Vera, Feliz Natal, Santa Carmen, Claudia e Nova Mutum. O novo investimento deve gerar 25 empregos diretos, que somados com os que a empresa já gera chegam a um total de 320.
Atualmente, a Caramuru já produz em Sorriso a Proteína Concentrada de Soja (SPC), óleo e lecitina de soja, produtos que já são habilitados no Prodeic desde 2011. A indústria está instalada em uma área construída de 21 metros quadrados e que emprega mais de 300 trabalhadores.
De acordo com o representante da empresa em Mato Grosso, Walter Souza Junior, o investimento só será concretizado por conta da inclusão no Prodeic. “Estamos em Mato Grosso desde 2011 e entendemos que o Estado tem um enorme potencial, no qual a Caramuru quer investir ainda mais. Estes investimentos só são possíveis com o apoio do governo do Estado, que nesta nova gestão está trazendo mais lisura para os procedimentos de incentivos fiscais e incentivando investimentos sérios e concretos”.