O ranking faz parte da pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios” e foi elaborado pela consultoria Urban systems para a revista Exame com base no elevado desempenho e desenvolvimento em infraestrutura. Cem cidades que proporcionam condições adequadas de moradia para seus habitantes foram listadas e Lucas do Rio Verde aparece na terceira colocação com uma pontuação de 2.880.
A primeira desta lista é Vinhedo, no interior de São Paulo, com 3.273. A segunda é São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, com 3.088.
De Mato Grosso ainda aparecem as cidades de Barra do Garças na oitava colocação, com 2.667 pontos, e Primavera do Leste na 19º colocação, com 2.486 pontos.
Segundo reportagem da revista, para chegar a este resultado, o estudo levantou informações de 348 municípios com uma população entre 50 mil e 100 mil habitantes – estes, responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O ranking leva em conta três indicadores, como o número de casas com internet fixa de alta velocidade, índice de perdas na distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição de água. Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 12 pontos.
A tabela com os demais municípios é possível conferir aqui.