O Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (INDEA) de Lucas do Rio Verde encerrou a campanha com 99,96% do rebanho imunizado contra febre aftosa. A meta do município era em vacinar 17.036 animais. Segundo o instituto, um dos principais motivos para obter um alto índice de vacinação foi a ocorrência de casos da doença em outros Estados que alertou muitos produtores. Na campanha passada o município atingiu 98% da meta.
Lucas do Rio Verde também é sede da Regional que abrange 12 municípios com um rebanho de 1.845.282 cabeças. Em Nova Mutum 98,19% comunicou a vacinação, Sorriso 97,41%, São José do Rio Claro 99,6%, Porto dos Gaúchos 99,52%, Juara 99,4% e Novo Horizonte do Norte 99,8%. Nova Ubiratã também declarou 96,72% do gado imunizado e Tabaporã 95,17%.
Os municípios de Nova Maringá e Tapurah ainda não encerraram o levantamento do rebanho vacinado. Mas o instituto garante que todos obteram altos índices de vacinação e ultrapassaram o mínimo exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 95%.
Segundo o coordenador da Regional, Jéferson Cambará, as unidades da regional já estão com equipes em campo para constatar as equipes que não declararam a vacinação. Os produtores que estiverem inadimplentes serão autuados e não conseguirão tirar as guias para transporte dos animais por 30 dias, até a regularização da vacinação.
O balanço oficial da campanha na regional será divulgado no próximo dia 10.