A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional alerta para a possibilidade de chuvas de forte intensidade, de hoje a quinta-feira, nos estados localizados ao norte da região Centro-Oeste e ao sul da região Norte.
As chuvas são provocadas pela presença de uma frente fria no litoral sul do Nordeste, podendo causar em alguns momentos chuvas acompanhadas de rajadas de vento de 40 a 60km/hora em áreas isoladas no centro-norte de Goiás e de Mato Grosso, no Distrito Federal, no oeste da Bahia e no centro-sul do Pará e do Tocantins.
A Secretaria de Defesa Civil (Sedec) recomenda que a população evite a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão busque abrigo em locais que ofereçam proteção contra raios e ventos fortes. As defesas civis estaduais podem orientar o cidadão sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a população, governos e municípios a adotarem medidas preventivas. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de alerta para os estados das regiões Norte e Centro-Oeste.