O município de Paranatinga decretou ontem, estado de calamidade pública, devido à enchente causada pela forte chuva que caiu durante quase 24 horas seguidas.
Mais de 500 famílias ficaram desabrigadas. A Prefeitura Municipal de Paranatinga está abrigando a população em 11 locais e distribuindo comida, cobertores e roupas para a população.
Grande parte da ajuda está vindo da sociedade em geral, que sensibilizada leva até os abrigos, roupas, comida, remédios e cobertores. A solidariedade também foi demonstrada nos momentos de socorro, vários cidadãos usaram seus barcos particulares para retirarem outras pessoas que ficaram ilhadas em suas casas.
O socorro às vítimas da enchente começou na tarde de sexta por volta de 14 horas, no início apenas equipes formadas por funcionários da prefeitura e a própria sociedade estavam fazendo a retirada das pessoas, no início da noite uma equipe do Corpo de Bombeiros de Primavera do Leste, chegou a Paranatinga para ajudar no resgate.
Chegaram durante a madrugada de sábado mais duas equipes do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis e Campo Verde, totalizando 31 homens.
Hoje, a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso chegou ao município com o helicóptero Águia Uno, para intensificar os trabalhos de resgate. A força da água foi tanta que invadiu grande parte do comércio local, muitas mercadorias foram perdidas assim como as posses de moradores que viram a água levarem tudo o que tinham.
Muitas casas da região ribeirinha desmoronaram, mas até o fim da tarde de sábado nenhum desaparecimento ou óbito foi registrado pela Polícia Militar.
Mesmo com forte correnteza a Secretaria de Saúde Municipal não registrou nenhum atendimento grave e entre tanta confusão um parto de emergência foi feito, na noite de sexta, no Posto de Saúde do Bairro Vila Concórdia, que no momento estava isolado do restante da cidade.