A Defesa Civil do Estado enviou hoje, às 6h, para Paranatinga, um helicóptero com uma equipe para avaliar a extensão dos prejuízos causados pela forte chuva que caiu ontem no município, durante todo o dia. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) já estão mobilizadas para providenciar socorro e ajuda às famílias desabrigadas, com cestas básicas e cobertores.
Segundo o prefeito Francisco Carlos Nascimento, pelo menos 500 famílias tiveram suas casas totalmente alagadas em função do transbordamento do rio Paranatinga, que invadiu as ruas da cidade alagando casas e o comércio.
A situação cancelou a programação festiva que seria realizada neste sábado no município, que comemora 26 anos de emancipação política. Estava prevista a presença do governador Blairo Maggi, que iria inaugurar a pavimentação asfáltica da MT-130 – no lado do município – rodovia que liga Paranatinga e Primavera do Leste. Na programação constava também visita a obras e entrega de 80 certificados dos cursos de Desossador e Margarefe, do Ceprotec.
A equipe da Defesa Civil que seguiu de helicóptero para Paranatinga vai mandar informações dando conta da real situação. Às 9h, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), no Centro Político e Administrativo, o superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel PM Arilton Azevedo, irá conceder uma entrevista coletiva à imprensa relatando quais as providências que serão tomadas.