Neste domingo, a Concessionária de Energia do Estado energiza parte do Sistema elétrico de transmissão que irá suprir as regiões de Juara e Juina, num investimento total de R$ 55,9 milhões, em execução pelo Consórcio Areva-SME e financiado pelo Unibanco SA/Cemat, cujas obras foram reiniciadas em fevereiro deste ano e, que, só em Brasnorte, vão beneficiar cerca de 12 mil pessoas .
As linhas de transmissão a serem energizadas no domingo ligam Campo Novo do Parecis à Brasnorte e Brasnorte à Fazenda Cortez. Esse será o primeiro passo para a substituição da geração térmica das cidades de Juara, Juina e Sapezal por energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, o que melhorará a confiabilidade e ampliará a oferta do produto na região.
O consórcio para a construção do Sistema de Transmissão Juara/Juina foi firmado em fevereiro deste ano e inclui a construção de cinco subestações e quatro linhas de transmissão numa extensão de aproximadamente 400 quilômetros.
O Sistema Juara/Juina é composto pelas subestações de Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Fazenda Cortez, Juara e Juina e as linhsa de transmissão que interligarão Campo Novo do Parecis à Juina e Juara. Até o dia 20 de dezembro próximo, o cronograma de obras da Superintendência de Engenharia da Cemat prevê a energização de todas as subestações e Linhas de Transmissão do Sistema Juara/Juina beneficiando toda a população da região, além de fornecer a infra-estrutura necessária ao desenvolvimento do estado de Mato Grosso.