PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra aftosa termina semana que vem

PUBLICIDADE

Os pecuaristas de Mato Grosso têm somente mais uma semana para vacinar o gado bovino e bubalino contra febre aftosa, pois o último prazo da campanha, que foi prorrogada na semana passada, termina no próximo sábado, 10.

Com a prorrogação dessa 3ª etapa da campanha, o prazo final para os criadores comunicarem o ato ao Instituto Nacional de Defesa Agropecuária (Indea) termina no dia 23. O motivo da prorrogação, solicitada por sindicatos de trabalhadores rurais, associações de produtores e secretarias municipais de Agricultura, foi a falta de vacinas registrada em Mato Grosso, uma vez que o pedido de 27,5 milhões de doses foi atendido em 80%,com a chegada de 22 milhões de doses ao Estado.

A estimativa de vacinação no Nortão é de que quase 3,5 milhões de cabeças de gado. Na região de Sinop, são cerca de 530 mil cabeças; na de Lucas do Rio Verde, o rebanho a ser vacinado é aproximadamente 1,850 milhão cabeças; já na região de Matupá, a campanha deve atingir 150 mil animais.

A terceira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa é considerada a mais importante para atingir todo o rebanho bovino e bubalino de 26,4 milhões de cabeças de mamando a caducando. Na primeira etapa, ocorrida em fevereiro, o índice de vacinação de animais de 0 a 12 meses foi de 94,68% do rebanho do Estado. Já na segunda etapa, em maio, o índice de animais vacinados de 0 a 24 meses foi de 98,50%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE