Instalada no mês de julho em Sorriso, a vara do trabalho de Sorriso já recebeu 530 novos processos trabalhistas até hoje. A Vara que iniciou as atividades com um total de 850 processos, oriundos da Justiça Trabalhista de Sinop e de Diamantino. Hoje, Sorriso tem 1.380 processos de reclamações trabalhistas diversas de ex-empregados contra as empresas onde trabalharam.
A vara atende os municípios de Sorriso, Tapurah, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã e realiza, em média, 05 audiências por dia, além dos despachos e julgamentos, com audiências marcadas para até o mês de março.
Atualmente, a juíza Claudia Regina de Lírio Fervilha está autuando nos processos, substituindo a juíza titular Marta Alice Velho, que está de licença maternal nos próximos meses.
A construção do prédio em que funciona a vara foi feita por meio de um convênio entre a prefeitura e o Tribunal Regional do Trabalho. As obras começaram no ano passado e foram paralisadas pela empreiteira ficando inacabadas. A conclusão do prédio foi feita este ano, por meio de um crédito suplementar aprovado pela câmara.