PUBLICIDADE

Cartilha explica como funciona zoneamento ecológico em cidade do Nortão

PUBLICIDADE

Para mobilizar comunidades rurais e núcleo urbano para participar do projeto de zoneamento municipal, de maneira simples e divertida, nada melhor que uma história em quadrinhos. Foi com essa idéia que coordenação do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico Participativo de Nova Bandeirantes, organizou a Cartilha do ZEEP, um gibi que explica o que é zoneamento e desenvolvimento sustentável e descreve como o projeto vai se desenvolver no município.

Em 16 páginas, o personagem Seu Firmino explica o projeto para seu vizinho de sítio, troca informações com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e leva o assunto para dentro de casa, disseminando as informações necessárias para que a população de Nova Bandeirantes participe do processo de planejamento do seu município para os próximos 10 anos. O texto foi escrito pela editora Sônia Maria, do jornal local A Voz de Bandeirantes, e pela jornalista Gisele Neuls, do Instituto Centro de Vida (ICV) – uma das organizações parceiras do projeto. A arte foi Valdeci Viana, desenhista da região.

O projeto de Zoneamento Ecológico Econômico Participativo de Nova Bandeirantes, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), tem por objetivo realizar estudos técnicos e diagnósticos com a comunidade para embasar o ordenamento territorial e as políticas de desenvolvimento sustentável do município. Além do ICV, o projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e União das Faculdades de Alta Floresta (Uniflor).

Nova Bandeirantes, fica no extremo oeste do território Portal da Amazônia, na bacia do rio Juruena. O município possui 8 mil habitantes e sua economia está baseada na cultura do café, pecuária e extração madeireira. A versão em para download da cartilha está disponível no Portal Estação Vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE