Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa Rice Tec proporcionará o teste da cultura do arroz híbrido em Sinop. O secretário de Agricultura, Alexandre Picin, explica que a parceria visa desenvolver novas variedades de arroz que se adaptem à região, proporcionando uma cultura com maior produtividade e qualidade para os agricultores.
A empresa que produz a espécie na região Sul e Norte do país, fará uma validação de tecnologia e pesquisa, em que serão testadas quais as espécies que são adequadas ao nosso clima, solo, entre outros fatores.
O arroz híbrido é conseqüência do cruzamento de duas linhas parentais da planta, buscando a combinação de características e benefícios em uma única semente, que resultem em uma maior produtividade.
A tecnologia que já é conhecida em outros cultivos, como do milho, possibilita um alto potencial de produtividade, alta capacidade de perfilhamento, baixa densidade de semeadura, boa formação de raízes, mais sanidade e estabilidade de rendimento.
“Com uma variedade que produz mais e com mais qualidade, concerteza reverterá em um rendimento maior”, completou Picin.
Os testes serão feitos em 18 canteiros no campo experimental da prefeitura, no Alto da Glória e devem começar ainda este ano.