A unidade Regional do Instituto Nacional de Defesa Agropecuária (Indea) de Matupá decidiu antecipar a vacinação contra febre aftosa no município. A partir de hoje, cerca de 150 mil cabeças de gado bovino e bubalino deverão ser imunizadas.
Segundo o supervisor Regional, Jurandir Ribas, a solicitação de antecipação foi feita pelos criadores de gado, por meio dos Sindicatos Rural e de Trabalhadores Rurais de Matupá.
“Houve um pedido individual dos criadores e como não foi autorizado, eles fizeram o pedido geral. Muitos estavam reclamando que o período de chuvas está chegando e aumentam as dificuldades por causa das distâncias das fazendas. Como em novembro passado houve esse mesmo problema decidimos autorizar a antecipação da vacinação neste ano”, informou, há instantes, ao Só Notícias.
A campanha segue até o dia 30 de novembro. Em toda a regional de Matupá existe um rebanho de aproximadamente 1,1 milhão cabeças de gado. Os municípios pertencentes a essa regional são Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Peixoto de Azevedo.
“Os criadores de Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte já fizeram o pedido de antecipação da campanha, que está sendo analisado. Mas por enquanto ela só será antecipada em Matupá mesmo”, acrescentou Ribas.