PUBLICIDADE

Sinop terá Centro Regional de Referência à saúde do trabalhador

PUBLICIDADE

O fortalecimento e a ampliação das ações de melhoria da qualidade de vida e de promoção à saúde do trabalhador estão sendo discutidos na “II Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador”, aberta na noite de quarta-feira (05.10), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o evento conta com a participação de representantes de 50 municípios mato-grossenses e das 14 Regionais de Saúde de Mato Grosso.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, destacou a importância do tema da conferência “Trabalhar sim, adoecer não”, pois o que todos trabalhadores desejam é realizar sua função em um ambiente adequado e que não ofereça riscos à sua integridade física ou à sua saúde. “Esperamos que de fato saiam propostas e soluções para compor a Política Estadual em Saúde do Trabalhador”, disse Moro.

A coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador, Kátia Sirley Marinho, lembrou que, neste sábado (08.10), o Cerest completa um ano de implantação. Embora considere que ainda há desafios a serem vencidos, Kátia Marinho enumerou alguns avanços conquistados pelo Estado em relação à saúde do trabalhador. “Foi aprovado o Plano Estadual de Saúde do Trabalhador, conseguimos maior articulação com algumas instituições como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e sindicatos”, disse. “Na própria Secretaria de Estado de Saúde nós temos feito trabalhos junto com a Coordenadoria de Qualidade Vida e com a Gerência de Toxicologia e Farmacologia”, completou.

Kátia Marinhos lembrou ainda na quarta-feira os processos de implantação dos Centros Regionais Referência em Saúde do Trabalhador foram aprovados, pelo Conselho Estadual de Saúde. A expectativa é que o fim deste ano pelo menos três regionais sejam implantadas: Sinop, Rondonópolis e Cuiabá.

Também foram realizados cursos de capacitação para profissionais de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e fiscalização, especialmente nos ramos produtivos considerados prioritários, como o setor madeireiro. De acordo com dados do INSS e do Cerest, entre 2001 a 2003 foram registrados 1.123.502 acidentes de trabalho no Brasil. Do total de casos ocorridos no país, Mato Grosso respondeu por 14.891, ou seja, 1,32%. Os principais ramos onde ocorreram os acidentes são: agricultura, indústria extrativista e de transformação, construção, comércio e reparação, alojamento e alimentação, transporte, armazenamento, comunicação, entre outros.

Conforme a coordenadora da Conferência Estadual, Soraia Maciel, nesta quinta-feira, serão discutidos os três eixos. O primeiro tema é “Integralidade em saúde e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos trabalhadores”, com o professor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), doutor Jorge Machado, que também falou ontem sobre a “Política Nacional de Saúde do Trabalhador”.

O segundo tema, “Saúde do trabalhador – Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável do país?”, será abordado pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Pignati. O terceiro eixo é sobre “Saúde do trabalhador – Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores”, pela conselheira Ângela Maria de Souza, do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (GO).

Na sexta-feira, acontece a plenária final e a eleição dos 16 delegados que representarão Mato Grosso na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que acontecerá em novembro, em Brasília.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...
PUBLICIDADE