O empresário João Arcanjo Ribeiro, conhecido nacionalmente como o “Comendador”, chega em Cuiabá dentro dos próximos 30 dias. A afirmação é do secretário de Segurança e Justiça de Mato Grosso, Célio Wilson. O secretário, no entanto, afirmou agora à pouco ao Site 24 Horas News, que ainda não recebeu oficialmente a confirmação da extradição de Arcanjo, que está no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança.
Arcanjo virá para Cuiabá e ficará no Presídio Federal – nas dependências da Penitenciária de Pascoal Ramos. A cela, segundo Célio Wilson está sendo equipada com todos os sistemas de segurança, tanto para evitar fuga, quanto pela segurança do próprio preso.
O secretário de Mato Grosso também confirmou que o recambiamento de Arcanjo do Uruguai para Mato Grosso será de competência da Polícia Federal com apoio da Interpol.
O empresário João Arcanjo Ribeiro, ex-homem forte do jogo do bicho, é acusado de comandar o crime organizado em Mato Grosso. Entre os crimes apontados através de investigações da Polícia Civil, da Polícia Federal e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, estão lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, remessa ilegal de divisas para outros países, inclusive para paraísos fiscais, formação de quadrilha e alguns assassinatos.
Arcanjo, que está preso desde 2003 no Uruguai, e também é acusado de mandar matar o empresário Domingos Sávio Brandão Júnior, dono do Jornal Folha do Estado, executado com nove tiros de pistola nove milímetros em frente à sede do jornal, até então em construção, no bairro Consil, em Cuiabá.