Apesar do dia ter sido marcado por manifestos em Sinop, tem um grupo de protestantes que decidiu dar uma trégua nas manifestações. Os trabalhadores rurais de Porto dos Gaúchos e do acampamento Nova Aliança de Sinop decidiram suspender o bloqueio da BR-163 e estão aguardando o resultado de uma reunião marcada para às 15:00h, em Cuiabá, entre os representantes dos assentados e a Ouvidoria do Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“Já sabemos que o relatório da vistoria da Fazenda Mandaguari está pronto e nas mãos do Incra. Hoje à tarde vamos ter essa reunião e então vamos decidir o que será feito, se a posse daquelas terras acontece ou não”, afirmou, ao Só Notícias, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto dos Gaúchos, Lucinéia Bergamini.
Os trabalhadores estão acampados às margens da rodovia há aproximadamente 90 dias e desde o último dia 6, estavam bloqueando o tráfego de motoristas sentido Sinop-Itaúba ou sentido Itaúba-Sinop. As cerca de 300 famílias estão cobrando a posse das terras da Fazenda Mandaguari.