PUBLICIDADE

Bancários podem fazer paralisações momentâneas em Sinop, Sorriso e Alta Floresta

PUBLICIDADE

Bancários de Mato Grosso fazem assembléia geral hoje, às 18h, na sede do sindicato da categoria, em Cuiabá, para avaliar a proposta de reajuste dos banqueiros e decidir sobre um indicativo de greve.

A quarta rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários (CNB) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenab), realizada ontem (20, terça), em São Paulo, acabou em frustração. Os banqueiros propuseram reajuste de 4% e abono de R$ 1 mil, muito abaixo dos 11,77% de reposição reivindicada pelos funcionários em todo o país.

A assessoria do sindicato argumenta que, diante dos lucros exorbitantes dos banqueiros, a proposta de 4% foi considerada “indecente” pelo sindicato da categoria e juntamente com o corte constante quanto ao número de funcionários e do conseqüente prejuízo ao atendimento à população, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso alega motivos mais do que suficientes para deliberar na assembléia de hoje, por um indicativo de greve no Estado.

“Além disso, o abono é uma enganação. Trata-se de uma disposição transitória, que não é incorporada ao salário. O abono pode ser pago apenas uma vez e nunca mais”, afirmaram os bancários.

O sindicato vem efetuando paralisações das 11h às 12h em agências bancárias de Cuiabá e Várzea Grande desde o dia 30 de agosto. E já está agendada uma greve de advertência, de 24 horas, para o dia 28 de setembro (quarta-feira), em todos os bancos, públicos e privados, além da possibilidade de estar estendendo o ato para vários outros municípios, como Sinop, Sorriso, Cáceres, Alta Floresta, Diamantino e Tangará da Serra.

E se os banqueiros, representados pela Fenaban, não elevarem a proposta de reajuste, a partir do dia 06 de outubro os bancários de Mato Grosso poderão entrar em greve.

Em 2004, o setor de bancos no Brasil superou a marca dos 20%. Foi o setor de capital aberto que mais lucro no país. O Banco do Brasil, por exemplo, nos seis primeiros meses de 2005, já obteve lucro 39% maior que o conseguido no mesmo período do ano passado. Assim como o Itaú atingiu 35% a mais de rentabilidade no primeiro semestre deste ano em relação a 2004.

“Os bancos estão aumentando muitos seus lucros, e com o trabalho dos bancários, só que desrespeitam a categoria no dia-a-dia, com excesso de pressão, metas abusivas, corte de pessoal, e, agora, com uma proposta indecente de 4% de reajuste”, explicou o secretário de Imprensa do sindicato, Eduardo Alencar, presidente do sindicato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ciclista é socorrido ao ser atingido por moto na BR-163 em Sorriso

O acidente de trânsito entre uma Honda Titan cinza...

Carro cai em vala e condutor morre no Mato Grosso

Um homem identificado como Jaime Venturini, de 60 anos,...

Motociclista é socorrido pelos bombeiros após acidente em estrada vicinal de Sinop

Um motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, ontem...

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE