PUBLICIDADE

Conferência avalia política de assistência social de Nova Mutum

PUBLICIDADE

Na primeira Conferência Municipal de Assistência Social de Nova Mututm, realizada na quinta-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores Municipal, a Secretaria de Ação e Promoção Social foi avaliada de forma positiva por sua política de assistência social. A avaliação foi feita pela Conselheira do Estado de Assistência Social, Lenil da Costa Figueiredo, que vem acompanhando o trabalho da política assistencial municipal. Na ocasião foi discutida também a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A conferência seguiu com o tema “Estratégias e Metas para a Implementação da Política Municipal de Assistência Social”. Foram levantados dez itens positivos e negativos, para serem lavados para uma discussão maior, que acontece no dia 05 de setembro em Cuiabá, na Conferência Estadual. O próximo passo é o encontro nacional sobre o assunto. Serão definidas aí então novas políticas de assistência social para as diferentes regiões do Brasil.

Segundo Lenil, em Nova Mutum os usuários foram consultados tanto na área rural quanto na urbana e não foi detectado nenhuma dificuldade quanto as políticas de ação. “A Secretaria trabalhou em prol da emancipação de suas atividades, sem que fosse necessário adotar uma política paternalista, mas sim uma política que torne o cidadão auto-sustentável, que esteja aprendendo para sua socialização e sustentação sem que tenha que depender somente de uma bolsa”, diz.

Conforme a conselheira, o Governo Federal através do Conselho Nacional de Assistência Social tem uma nova proposta de política que estão sendo discutidas em nível de Brasil. O objetivo das conferências municipais é levantar dados para saber com estão procedendo às políticas de assistência de cada município. “A partir do momento em que o Governo passa a autonomia dos recursos para o município é solicitada a participação da sociedade no seu controle. Dessa forma, a comunidade trás as necessidades para que as mesmas sejam trabalhadas no município”, enfatiza.

De acordo com a primeira dama e secretária municipal de Ação e Promoção Social de Nova Mutum, Marinês Cavalin Pivetta, entre os problemas sociais que mais causam preocupação hoje em Nova Mutum, está à gravidez precoce e o consumo de drogas, principalmente por adolescentes. “Encontrar alternativas para mudar esta situação é um grande desafio”, explicou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE