No último dia 22, foi inaugurada, em Sorriso, a Vara Trabalhista do Tribunal Regional Eleitoral (TRT), que passou a atender todas os processos trabalhistas de Tapurah, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã, além de Sorriso.
Com isso, a Vara Trabalhista de Sinop encaminhou 600 processos para Sorriso, correspondentes a área de abrangência desta unidade. Mas apesar de ter diminuído esse número de processos, Só Notícias apurou que a agitação na vara de Sinop continua a mesma.
“Na verdade ainda atendemos muitos outros municípios que continuam com sua cota de processos normal. Então, nosso trabalho continua o mesmo, sempre agitado. Diminuiu-se muito pouco a quantidade de atendimentos que nós prestamos”, disse, ao Só Notícias, a diretora de Secretaria, Elenice Gonçalves de Pinho.
Ela afirmou ainda que, só nos próximos dias, será possível perceber a mudança no grau de atendimento. “É claro que mudou, mas muito pouco. Nas próximas semanas poderemos fazer um balanço mais detalhado de como estão nossos atendimentos, até porque a vara de Sorriso foi inaugurada há apenas 12 dias”, completa.
Criada pela lei nº 8.432 de 11 de junho de 1992, a Vara Trabalhista de Sinop foi instalada em 12 de julho de 1993 e, atualmente, abrange uma área de mais 9 municípios, sendo Cláudia, Feliz Natal, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Tabaporã, União do Sul e Vera.
Neste ano, a Vara Trabalhista de Sinop já recebeu 2.139 processos. Em 2004 foram um total de 2.108 processos (equivalente a uma média de 176 ao mês). Os números indicam um aumento considerável de demanda, se comparados aos do ano anterior, quando foram recebidos 1.777 processos (média mensal de 148).