Começa daqui a pouco a reunião entre a equipe técnica do Incra e os trabalhadores rurais de Sinop, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, que estão acampados às margens da BR-163, na altura do Camping Club ( 25 km de Sinop).
Jurandir Joaquim da Silva, representante do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Sinop, explicou ao Só Notícias que eles vão cobrar do Incra que seja cumprido o acordo estabelecido a superintendência regional do Incra, na semana passada, determinando que fossem feitas as vistorias no assentamento da Gleba Mercedes 1 e 2 e posteriormente, na Gleba Mercedes 5.
O Incra teria ordem de serviço para vistoriar apenas a Gleba Mercedes 5, o que está causando revolta nos trabalhadores rurais. “Queremos que eles cumpram o que foi combinado, que não saiam nem uma vírgula daquilo que foi estipulado”, ressaltou Jurandir.
Segundo ele, se o Incra não cumprir o acordo, será convocada uma assembléia geral e não está descartada a possibilidade de um novo bloqueio na BR-163. Os trabalhadores dependem da vistoria do Incra para receber a documentação definitiva das terras e receber recursos do Pronaf.
Cerca de 500 famílias (cerca de 150 de Sinop) estão acampadas às margens da BR-163 há cerca de 15 dias.