A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Office National Forêts (ONF Brasil) vão realizar amanhã (19) o II Seminário do projeto de Reflorestamento para Seqüestro de Carbono, no auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev). O encontro vai reunir professores, alunos e técnicos da UFMT, técnicos e dirigentes dos órgãos ambientais, instituições de ensino superior de Mato Grosso e organizações não-governamentais (ONGs). O objetivo é divulgar os trabalhos técnico e científico na comunidade universitária e sociedade mato-grossense.
O seminário visa ainda divulgar o projeto nos seus aspectos conceituais e as atividades de pesquisas que vem sendo desenvolvidas na Fazenda São Nicolau, por meio do convênio de Cooperação UFMT/ONB BRASIL. O encontro conta com apoio do Comitê Científico Consultivo do projeto, formado por profissionais, especialistas nas áreas de biodiversidade, silvicultura, economia e meio ambiente, geografia, e outras afins. Esse grupo tem a função de discutir as orientações técnicas e científicas do projeto.
O engenheiro florestal José Vespasiano L. Assumpção fará a apresentação geral do projeto na abertura do seminário, às 8h30. O palestrante convidado é o geógrafo Hervé Thery da Universidade de São Paulo (USP/CDS). Ele vai abordar o projeto no contexto brasileiro. Em seguida, o professor Carlos Alberto Passos, da UFMT, falará sobre ´´Silvicultura – caracterização dos plantios´´. O biólogo Juan Maro Kersul de Carvalho vai encerrar as atividades no período da manhã com o tema ´´Programa de Educação Ambiental´´.
O engenheiro florestal José Vespasiano L. Assumpção vai iniciar os trabalhos no período da tarde, às 14 horas, com o tema ´´Carbono – metodologia de campo e estoque´´. As professores Zaíra Mendonza e Walcylene Scaramuzza, da UFMT, irão falar sobre ´´Carbono das folhas e madeira – metodologia e resultados´´. Em seguida, o professor Otávio Peres Filho, da UFMT, abordará o tema ´´Entomologia – monitoramento das flutuações populacionais de Insetos na fazenda e controle das pragas´´; e o biólogo Itamar Camaragibe L. Assumpção, da UFMT, falará sobre ´´Monitoramento da fauna vertebrada´´.