O Procon de Sinop registrou 917 reclamações só neste primeiro semestre.
A líder em reclamações é uma empresa de telefonia, com 129 “cobranças” de clientes, nos seis primeiros meses, sendo março o mês com maior número com 38 casos.
Em segundo lugar vem uma editora de livros, com 58 reclamações, sendo 90% dos registros só no mês de abril. E em terceiro lugar segue uma empresa de aparelhos celulares, com 57 reclamações.
As empresas que constam com registros no Procon variam entre de telefonia, de aparelhos celulares, concessionária de energia, de eletrodomésticos e de financiamentos. O menor registro é de 06 reclamações, de uma empresa de celulares.
O mês recorde em registros foi abril, com 189, seguido do mês de março com 181. Já o mês com menos reclamações foi janeiro, com 104.
Segundo informações do procon de Sinop, muitos casos são resolvidos na hora, através de orientações. Mas o prazo varia muito, há processos que o Procon pede um mês ao consumidor para dar uma posição, e se necessário for, é realizada uma audiência entre consumidor e empresa.
Só Notícias apurou que em todo o Estado, só neste ano, mais de oito mil pessoas já procuraram o sistema de Defesa do Consumidor do Governo Estado.