A Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso – OCB / MT, realiza nesta quinta-feira o I Fórum de Cooperativas de Laticínios, a partir das 9 horas, no Centro de Formação e Pesquisa do Cooperativismo. O encontro tem como propósito discutir as tendências do mercado do leite nacional e internacional e formular diretrizes estratégicas que conduzam ao fortalecimento dos negócios dos cooperados e suas cooperativas.
Em Mato Grosso estão registradas na OCB/MT, quatro cooperativas de leite, com 5.400 cooperados e mais de 500 funcionários. Juntas representam 41% do valor recolhido do ICMS do setor lácteo estadual. As cooperativas Coopnoroeste (Região Oeste), a Comajul (Região Sul), a Coopernova (Região Norte) e a Campileite (Região Leste), produzem mais de 120 milhões de litro/ano, o que corresponde a 30% da produção de leite de Mato Grosso.
O diretor do departamento econômico da CBCL – Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios, Vicente Nogueira Netto, vai falar sobre as Perspectivas de Mercado para as Cooperativas de Leite. Também serão debatidos temas como o fortalecimento das cooperativas mato-grossense, estímulos fiscais (Pró-Leite), cadeia produtiva e outros temas de interesse do setor.