PUBLICIDADE

Escola de Sinop está classificada para Festival Estudantil de Teatro

PUBLICIDADE

Dez escolas das redes pública e privada do Estado participarão do Festival Estudantil de Teatro (Fetran), que se inicia nesta segunda-feira, dia 18, às 9h, no anfiteatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano. A lista, com o nome das escolas classificadas, foi divulgada nesta terça-feira, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizadores do festival.

O Fetran tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e promover a discussão em relação às regras que regem o trânsito. Nessa perspectiva, de acordo com a técnica da Seduc, Elisabeth Rosseto, 25 escolas das redes de ensino particular, municipal e estadual se inscrevam para o festival, dessas, 10 foram selecionadas.

“Conforme previsto no regulamento a banca examinadora composta por representantes da Seduc, PRF, Detran, Secretaria de Cultura e Federação Mato-grossense de Teatro (Femat) classificaria apenas dez escolas. Para selecioná-las foi levado em consideração o texto que deveria ser voltado para a educação no trânsito e fitas com encenação teatral”, explicou Elisabete.

Entre as selecionadas estão as escolas estaduais João Matheus Barbosa, de Juscimeira, apresentando “Com o trânsito não se brinca”; Diva Huguiney de Siqueira Bastos, de Cuiabá, com a peça “Valor da Vida”; Antônio Ghors, de Água Boa, encenando “Menor no volante, perigo constante”; a J.K, de Nova Xavantina, com “Entre o bem e o mal”; e a Professor Feliciano Galdino, de Nossa Senhora do Livramento, apresentando “Os cegos, surdos, mudos no mundo do faz de conta”.

Além dessas, também foram selecionadas: a E.M. São Cristóvão, de Sinop, com a peça “No céu”; e a E. M Arthur Mezanini, de Indiavai, encenando “Guerra nas estradas”; o Colégio Cristhiane Archer Dal Bosco, de Sinop, com a peça “Álcool e direção”; a E.M. Maria Barbosa Martins, de Várzea Grande, com “Momento de distração” e o Colégio São Gonçalo, de Cuiabá, com o tema “Um ano depois”.

O 2º Fetran ocorrerá no período de 18 a 22 de julho. Mais de 80 alunos-atores se revezarão entre os três dias de encontro, com dez espetáculos. A expectativa é que diariamente mais de mil estudantes assistam às apresentações. A escola Diva Huguiney será a primeira a se apresentar na segunda-feira, a partir das 15 horas.

O Festival vai premiar os cincos melhores colocados com um aparelho televisor de 20 polegadas, um aparelho DVD e um troféu, e terão os espetáculos utilizados durante a Semana Nacional de Educação para o Trânsito. Os dez espetáculos selecionados receberão certificados de participação. Além do festival de teatro, serão apresentadas palestras educativas com o tema Trânsito e outras atrações. Os participantes do festival terão o direito de fazer oficinas de teatro ministradas pela Federação Mato-grossense de Teatro (FEMAT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher foge ao ver viatura, deixa casa aberta e policiais localizam tabletes de cocaína em Mato Grosso

Policiais militares do 10º Batalhão apreenderam quatro tabletes e...

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE