Vinte propriedades embargadas e notificadas e quatro propriedades autuadas e com multas que totalizam R$500 mil. Este é o saldo até agora das operações desenvolvidas pela base de operações de Sinop no Plano Nacional de Combate ao Desmatamento na Amazônia. Cerca de 15 mil hectares foram desmatados nessas áreas.
A informação foi repassada ao Só Notícias por Rodolfo Lobo, coordenador da base operacional de Sinop. Segundo ele, foi constatado que as áreas irregulares vinham sendo desmatadas para uso da agricultura.
Em apenas uma semana, a equipe já constatou o desmate irregular nestas áreas, nenhuma pertencente exatamente ao município de Sinop. São áreas nos município de Nova Maringá, Tabaporã e Porto dos Gaúchos (150 km de Sinop)
A equipe operacional de Sinop é formada por 18 pessoas, que trabalham com dois helicópteros vistoriando áreas apontadas em imagens via satélites.
A fiscalização vem sendo feita depois que foi desencadeada a Operação Curupira, que culminou com a prisão da cúpula do Ibama em Mato Grosso, exoneração do superintendete Hugo Werle, que continua preso sob acusação de receber propina para facilitar extração ilegal de madeira, e 34 pessoas continuam presas por determinação da Justiça Federal.