As empresas interessadas em participar do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), terão um prazo maior para se inscreverem, pois as inscrições foram prorrogadas para o dia 30 de junho. Em Sinop, duas empresas já se inscreveram. Na sua 10ª edição, o PSQT visa premiar empresas que têm a preocupação de assegurar boas condições de trabalho aos seus funcionários. Desde o mês de abril, empresas de todo o país estão realizando a inscrição para concorrer ao prêmio, que até o momento, já obteve cerca de mil inscrições. No primeiro ano, o PSQT contou com 338 participantes, e na última edição, em 2004, foram 1.051 inscrições.
De acordo com a coordenadora regional de Responsabilidade Social do Sesi, Patrícia Reis Rodrigues, o desempenho da empresa depende diretamente do desempenho dos seus funcionários. “As empresas estão percebendo que elevando os níveis de bem-estar dos trabalhadores, estão investindo na sua produtividade”, destaca ela, que revela ainda que o grande diferencial do prêmio é a realização gratuita do diagnóstico interno nas áreas avaliadas.
“Esse diagnóstico indica os caminhos para a empresa alcançar ou manter uma boa governança corporativa. Hoje, esse trabalho, que é realizado por um consultor de RH, custa em média R$ 10 mil”, informa ela. Além de estimular empresários e trabalhadores a construírem um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo, o prêmio desperta para o exercício da ética e da transparência nas relações de trabalho, e também possibilita que as companhias conheçam o nível de satisfação dos seus empregados.
Quatro categorias serão contempladas na premiação: grandes empresas, médias empresas, pequenas empresas, e microempresas. O processo de avaliação do prêmio levará em conta cinco áreas temáticas, que são as seguintes: Gestão; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Educação e Desenvolvimento; Lazer e Cultura, e Ações Sociais. Em todas as áreas, serão analisadas amplamente a questão da responsabilidade social empresarial, particularmente voltada aos seus empregados, às condições de trabalho e ao ambiente do trabalho.
As vencedoras ganharão o troféu PSQT 2005, medalha de honra, concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e divulgação em mídia nacional como reconhecimento à responsabilidade social exercida.