PUBLICIDADE

Juiz explica que prisões no ocorreram para recolhimento de provas

PUBLICIDADE

O juiz Julier Sebastião da Silva, que expediu os mandados de prisão para os acusados de envolvimento em casos de corrupção por falsificação de guias do Ibama e fema para extração de madeira em Mato Grosso, disse hoje, que autorizou as prisões, requeridas pelo Ministério Público, para que a Polícia Federal possa avançar nas investigações. Foram feitas muitas gravações de conversas entre ex e atuais servidores do Ibama com madeireiros, despachantes que intermediavam o esquema, dentre outros acusados.
O juiz explicou que a prisão temporária dos acusados, de 5 dias, “é voltada para o inquérito policial, que é o recolhimento de provas para subsidiar o Ministério Público e a própria Justiça”. Com vários envolvidos foram apreendidos computadores, agendas e papéis. Em Sinop até ATPFs preenchidas em nome de empresas foram apreendidas, segundo o delegado da Polícia Federal, Cleiton Xavier

O juiz deixou claro que algumas das pessoas que tiveram prisões decretadas não são consideradas culpadas e que estão sendo investigadas. Algumas nem sequer foram denunciadas pelo Ministério Público. Para outras, segundo o magistrado, ha indícios de envolvimento com as quadrilhas.

Foram decretadas 127 prisões em Mato Grosso. 18 foram presos em Sinop, ontem, dentre eles o superintendente estadual do Ibama, Hugo Werle, que foi exonerado ontem mesmo e alegou, à tarde, que sua prisão é um “equívoco” pois suas declarações de renda foram prestadas.

No site da Polícia Federal constam acusações de delitos cometidos por servidores do Ibama e ex-servidores, além de madeireiros e despachantes. Na última informaçao disponbilizada, não consta uma acusação, por exemplo, contra a chefe do Ibama de Sinop, Ana Riva, que também foi presa ontem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE