A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema) e entidades parceiras realizam, que começa na terça-feira (31) e vai até o dia 5, a Semana do Meio Ambiente, sempre no período das 8 às 18h, no Parque da cidade Mãe Bonifácia, bem como no Auditório da Famato, em Cuiabá. O tema central dos debates será focado nas políticas de Educação Ambiental.
O secretário Especial de Meio Ambiente e Presidente da Fema, Moacir Pires, fará a abertura do evento. “A intenção do Governo Blairo Maggi é sensibilizar a comunidade de Mato Grosso para debater os assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Acredito que atividades voltadas para a Educação Ambiental são necessárias e podem contribuir para a preservação das futuras gerações”, diz Pires.
Entre os temas que serão abordados nas palestras destacam-se a Educação Ambiental Como Promotora do Desenvolvimento, a ser ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gilney Viana; Políticas Nacionais de Educação Ambiental, pelo diretor de Educação Ambiental do MMA, Marcos Sorrentino; e Projetos de Educação Ambiental na Perspectiva da Agenda 21, a ser proferido pela assessora de Educação Ambiental da Fema, Elaine Corsini.
Para finalizar a etapa de exposições e apresentações de trabalhos, no dia 02, haverá o lançamento do Programa de Formação em Educação Ambiental para o Pantanal. O programa atender Municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde atividades de Educação Ambiental específicas para o ecossistema do Pantanal serão desenvolvidas.
A partir do dia 03, um circo montado no Parque Mãe Bonifácia estará à disposição dos visitantes, organizando atividades de rappel e escalada em árvores. Haverá também exposição de esculturas feitas com material reciclável, plantio de espécies nativas, jogos lúdicos e educativos e oficinas de dobraduras. A peça teatral “Nos conhecendo pelo lixo”, uma adaptação da crônica de Luis Fernando Veríssimo, será apresentada durante toda a semana por funcionários da Fema, do Detran e do Corpo de Bombeiros.