PUBLICIDADE

Velório do Papa deve começar na próxima segunda-feira

PUBLICIDADE

O corpo do Papa João Paulo II será exposto para visitação pública na Basílica de São Pedro na próxima segunda-feira. O funeral não será realizado antes da quinta-feira, informou o porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro Valls.

Segundo a tradição, na Basílica de São Pedro, onde serão colocados os restos mortais em um catafalco diante do altar da Confissão, este permanecerá três dias antes das exéquias.

Desde os falecimentos de Paulo VI e João Paulo I, as exéquias são realizadas na Praça de São Pedro, na presença de presidentes, reis e personalidades de todo o mundo.

A norma estabelecida em 1996 pelo próprio João Paulo II determina que o funeral papal deve ser realizado entre quatro e seis dias após o falecimento.

Nos dois dias precedentes ao do funeral, o corpo será exposto na Basílica Vaticana, para ser venerado pelos fiéis.

As autoridades de Roma iniciaram um esquema para receber os milhares de peregrinos que devem chegar nos próximos dias à capital italiana para se despedir de João Paulo II.

Nos últimos dias, as autoridades civis, a Polícia, os Bombeiros e a Defesa Civil mantiveram contatos para organizar o esquema para receber os peregrinos após a morte do Pontífice.

O corpo de Karol Wojtyla deve ser exposto na Basílica de São Pedro durante três dias, quando os cidadãos poderão dar seu último adeus ao que foi chefe da Igreja católica durante 26 anos e meio.

Além dos peregrinos, devem chegar várias personalidades de todos os países.

Além do esquema de segurança necessário para garantir a proteção dos representantes oficiais dos vários países, os poderes locais prepararam já um planejamento para receber os fiéis.

Assim, uma das regiões previstas para a instalação de peregrinos será o descampado de Tor Vergata, onde em 2000 foi realizada a Jornada Mundial da Juventude, com presença de mais de um milhão de pessoas, muitas das quais acamparam no local.

Em outras regiões da cidade, especialmente nos arredores do Vaticano, serão instalados hospitais de campanha e serviços médicos de urgência, além de banheiros portáteis.

A região existente em torno do Estádio Olímpico de Roma também poderá receber veículos de muitos fiéis que se deslocarem de ônibus para a capital italiana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE