PUBLICIDADE

Técnicos do OBSIS concluem coleta de dados sobre tremor terra no Nortão

PUBLICIDADE

Os técnicos do Observatório de Sismologia -OBSIS- da Universidade de Brasília -UNB- passaram os últimos três dias pesquisando por que a terra tremeu em quatro cidades do Nortão: Tabaporã, Juara, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte. No sábado, eles se reuniram, em Juara, com os prefeitos das quatro cidades e demais lideranças que foram ‘tranqüilizadas’ sobre o caso.

O chefe do OBSIS, Lucas Barros, coordenou os trabalhos de pesquisas. Eles retornaram ontem para Brasília onde começarão a analisar os dados coletados no Nortão. O tremor foi na quinta-feira passada e o epicentro ocorreu a 42 km ao Sul de Tabaporã (250 km de Sinop) onde chegou a 5 graus na escala Richter. Só Notícias apurou que, na região do Vale do Arinos, o OBSIS mantém um posto de monitoramento e acompanhando.

No local há uma falha geológica e em 1955 foi registrado o maior tremor de terrea do Brasil atingindo 6,6 graus. A região ainda era desabitada e esta falha tem provocado milhares de sismos.

Não estão descartados novos tremores de terra na região e os técnicos podem concluir ainda esta semana o relatório com os dados coletados nos últimos três dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE