O tremor de terra ontem em Tabaporã, Novo Horizonte, Juara, Porto dos Gaúchos -e com menor intensidade em Sinop- teve grande repercussão em todo o país. Os principais órgãos de imprensa destacaram o caso:
Folha On Line (Folha S. Paulo)
Um terremoto considerado moderado atingiu o norte de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira. Segundo dados da USGS (órgão de pesquisa geológica do governo dos EUA), a intensidade do tremor foi de 5,0 pontos na escala Richter.
A região atingida é conhecida como Vale dos Arinos –e inclui municípios como Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã. O epicentro do terremoto foi registrado a 445 km de Cuiabá, capital do Estado. O tremor aconteceu às 17h12.
Segundo a Defesa Civil Estadual, não foram registradas quedas de casas ou prédios, nem ocorrências com vítimas em decorrência do terremoto.
Na região, os tremores de terra são comuns. Em geral, eles nem são percebidos pela população. O último abalo de relevância foi registrado em 1998, quando atingiu 5,2 pontos na escala Richter.
O maior terremoto já registrado no país também ocorreu naquela região. Foi em Porto dos Gaúchos, há cerca de 50 anos. Na ocasião, a intensidade foi de 6,6 pontos.
Portal Terra
A terra tremeu ontem à tarde em quatro municípios da região norte do Mato Grosso. Por volta das 17h15, moradores de Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Juara sentiram o chão vibrar e ouviram um barulho ensurdecedor. O abalo se estendeu pela região conhecida como Vale do Arinos, percorrendo um raio de até 110 quilômetros entre uma cidade e outra.
O fenômeno, freqüente na região, dessa vez foi mais forte do que o habitual. Apesar de acostumado aos pequenos tremores, ontem o prefeito de Tabaporã, Rogério Riva, resolveu comunicar o fato aos pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB), que acompanham a ocorrência de terremotos no Brasil e a intensidade de cada um.
De acordo com o prefeito, os tremores atingiram 5,5 pontos na Escala Richter. A informação foi passada a ele pelos pesquisadores que, de Brasília, acessam dados dos sismógrafos instalados no Vale do Arinos. Nos próximos dias, os pesquisadores irão até a região para se reunir com os membros dos conselhos de engenharia das quatro cidades. “Vamos conversar com todos os engenheiros para mudar a sistemática de construção na região”, disse.
O último abalo mais intenso nestes municípios havia sido registrado em 1998, com 5,2 pontos na escala. Desde então, houve centenas de pequenos abalos. A maioria nem chega a ser percebida pela população. Ontem, não houve registro de acidentes, queda de muros ou de pessoas feridas. “No prédio da prefeitura, que é o mais antigo, tinha uma pequena rachadura, que se alargou. Acho que não é coisa para se preocupar”, tranqüilizou o prefeito.
A 103 quilômetros dali, a secretária de Saúde de Porto dos Gaúchos, Joelma Trevisan, sentiu o abalo durante uma reunião no hospital da cidade. “Fez um barulho de trovão, achei que pudesse ser chuva. Percebi que não era porque o chão, as pernas tremiam. Uma senhora idosa que estava internada ficou nervosa e saiu para o corredor porque a cama dela chacoalhou”, contou. A região possui uma falha geológica ativa. Os sismos, como são chamados, são causados pela acomodação das camadas que formam o planeta, as placas tectônicas. Há 50 anos, Porto dos Gaúchos foi o cenário do maior terremoto ocorrido no país, com intensidade de 6,6 pontos.
No fim do ano passado, foi registrado um tremor de 3 pontos em Barão de Melgaço, a 120 quilômetros de Cuiabá. Um abalo de magnitude 3 é considerado fraco mas pode causar pequenas rachaduras nas construções. Além de alguns municípios de Mato Grosso, já foram registrados sismos de maior intensidade no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais. (Diário Cuiabá)
Globo on line
Um terremoto atingiu o norte de Mato Grosso, às 17h12m, nesta quarta-feira. Os sismógrafos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Sis/Unb) registraram um tremor de 4,7 pontos na escala Richter, considerado moderado. A região atingida é conhecida como Vale do Arinos e inclui os municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã. O epicentro do terremoto foi registrado a 445 quilômetros de Cuiabá.
Segundo a Defesa Civil Estadual, não foram registradas quedas de casas ou prédios, nem ocorrências com vítimas em decorrência do terremoto. A Polícia Militar de Porto dos Gaúchos informou ao RMT Online que não houve pânico na cidade.
– Nós sentimos como se um trator estivesse passando na rua.
Na região, os tremores de terra são comuns. Em geral, eles nem são percebidos pela população. O último abalo de relevância foi registrado no dia 10 de março de 1998, quando atingiu 5,1 pontos na escala Richter.
O maior terremoto já registrado no país também ocorreu naquela região. Foi em Porto dos Gaúchos, há cerca de 50 anos. Na ocasião, a intensidade foi de 6,6 pontos.
Uma equipe da Sis/Unb está indo para o local com o propósito de realizar estudos mais detalhados, inclusive com a instalação de novos instrumentos.
Click RBS (Rio Grande do Sul)
No final da tarde de quarta, dia 23, um terremoto de 5 graus na escala Richter abalou o norte de Mato Grosso. A Defesa Civil Estadual informou que não houve feridos e nem danos materiais.
O tremor atingiu os municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã. O epicentro do terremoto foi registrado a 445 km de Cuiabá, capital do Estado.