A terra também tremeu ontem, no final da tarde, em Sinop -maior cidade do Nortão. A intensidade foi de aproximadamente 2 graus na escala Richter A confirmação foi feita, há instantes, com exclusividade ao Só Notícias, pelo chefe do Observatório Sismológico da UNB -Universidade de Brasília, professor Lucas Vieira de Barros. “O epicentro (local onde o tremor foi mais intenso) foi em Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos onde a intensidade foi de 5 graus. A área epicentral está a 42 km ao Sul de Tabaporã”, confirmou o professor. A UNB tem, em Brasília, sismógrafos que monitoram, há vários anos, a região do Vale do Arinos, onde houve outros tremores.
O chefe do Observatório de Sismologia explicou que o tremor em Sinop foi de pequena intensidade porque está longe do ponto central . “As ondas vão perdendo força a medida que se afastam do epicentro. Normalmente as cidades mais próximas do epicentro é que sentem o tremor mais intenso”, explicou.
Na região de Tabaporã houve o maior terremoto do Brasil em 1955, quando o local era só floresta e não havia cidades. Chegou a 6.6 graus na escoala Richter. “Provavelmente um dia ele pode se repetir”, admitiu o pesquisador. “Há uma falha geológica ativa que foi responsável pela produção de mais 3 mil sismos entre 1998 e 2001,” acrescentou.
Técnicos do observatório da UNB continuam monitorando a região e mantendo contato com moradores em busca de mais informações para continuar o trabalho de pesquisas.
Novos tremores não estão descartados na região.